
O SPECT (Single-Photon Emission Computed Tomography), em português Tomografia Computadorizada por Emissão de Fotón Único, é um método diagnóstico capaz de captar imagens e medições do cérebro, tendo como foco o mapeamento de áreas saudáveis e áreas de maiores prejuízos de atividade cerebral.
Um estudo realizado pela Amen Clinics (2017) buscou captar imagens de indivíduos com TEPT (Transtorno de Estresse Pós Traumático) para mapear as mudanças nos padrões de atividade cerebral. Assim, foi notado que, em comparação a um cérebro com atividade "normal", o scan clássico de um cérebro com TEPT apresentou atividade exacerbada em determinadas áreas cerebrais, mais precisamente no sistema límbico, o qual é responsável pela parte emocional dos seres humanos.


O estudo se aprofundou no caso de Steven, um paciente de 33 anos com um longo histórico de traumas passados e traumas recentes. Foram captadas imagens cerebrais através do SPECT durante três momentos do acompanhamento longitudinal do paciente: antes do tratamento, durante a primeira sessão de EMDR e após 8h de tratamento. Assim, foi constatado que, na primeira imagem cerebral, Steven apresentava um clássico scan de TEPT. Durante a primeira sessão de EMDR, já foi notada uma melhora no padrão de atividade cerebral, seguida de um significativo avanço após 8 horas de tratamento.


O EMDR, diferentemente de outras abordagens psicoterapêuticas, permite que o cérebro volte a sua atividade normal e encontre um processo de autorregeneração, não só de forma emocional, mas de maneira definitiva através da neuromodulação.
Referências
AMEN CLINICS, EMDR Therapy. <https://www.amenclinics.com/services/emdr-therapy/>.


